Gevaerd Consultoria

Aprenda a lidar com conflitos de forma construtiva

Liderança e Equipe

Conflitos sempre existirão. Quando convivemos e trabalhamos com pessoas, é inevitável que em muitos momentos ocorram discussões e indisposições entre cada um. Pessoas são instáveis, possuem emoção e podem reagir de diferentes formas em diversas situações. Porém, é necessário aprender a lidar da melhor forma para que se possa conviver com esses conflitos.

Quando decidimos encarar os conflitos de forma positiva, devemos ter em mente de que diferentes pessoas com divergentes pensamentos poderão conflitar em certas situações.  Alguns dos conflitos mais comuns em empresas são: conflitos de interesses, conflitos de necessidades, conflitos de opiniões, causadas ou não pela diferença de personalidades, metas e má divisão de responsabilidades.

Conflitos

É necessário haver pessoas com pensamentos diferentes para existir um equilíbrio entre os pontos fortes e pontos fracos de cada um. Deve-se reconhecer que os conflitos podem ser vistos e lidados de forma construtiva, a fim de criar uma boa harmonia entre equipes e liderança. Além disso, é importante criar um clima empresarial afetivo, mantendo o foco nas necessidades individuais e compartilhadas de cada indivíduo.

Saber lidar com essas diferenças é entender que o estímulo do líder, a motivação e o planejamento de metas podem ajudar a combater esses conflitos, gerando assim um ambiente saudável para a produção de conteúdo e resultados eficazes. A comunicação deve ser estabelecida e trabalhada sempre que necessário, tentando levar a mensagem ao receptor da forma mais clara possível.  Ao colocar isso em prática, os conflitos podem se tornar grandes aliados na jornada de trabalho.